São Paulo
Minas Gerais
Rio De janeiro
Dados gerais da região Sudeste do Brasil:
- Área: 924.620,7 km²
- População: 88,3 milhões de habitantes (estimativa IBGE 2019)
- Densidade demográfica: 95,5 habitantes/km² (estimativa 2019)
- Mortalidade infantil (por mil): 11,1 (IBGE 2015 - Índice de Indicadores Sociais)
- Analfabetismo: 3,5% (em 2017 - Pnad - IBGE) - pessoas com 15 anos ou mais.
- IDH: 0,794 (2017) - índice de desenvolvimento humano alto.
- PIB da região: R$ 3.420,1 trilhões (ano de 2020 - estimativa)
- PIB per capita: R$ 35.050,00 (ano de 2020 - estimativa)
- Número de municípios: 1.668 (em 2018)
- Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
- Vegetação: em função do desenvolvimento urbano e agrícola, grande parte da vegetação nativa desapareceu. Destaca-se a Mata Atlântica na região litorânea.
- Principais unidades de relevo: Serra do Mar, Serra do Espinhaço, Serra da Mantiqueira, Serra Geral e Serra da Canastra.
- Agricultura: destaque para o plantio de cana-de-açúcar, café, algodão e soja.
- Economia: região com intenso desenvolvimento das indústrias de automóveis, metalúrgicas, alimentícia, tecnológica, etc. As áreas de serviço e comércio também se destacam. A região Sudeste é a mais industrializada do Brasil. O principal porto do Brasil localiza-se na cidade de Santos-SP.
- Urbanização: na região Sudeste concentra-se grande parte da população brasileira. As cidades mais populosas do Brasil estão no Sudeste. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O crescimento desordenado destas cidades gerou, nos últimos anos, sérios problemas urbanos como, por exemplo, desemprego, poluição, trânsito, falta de moradia, violência urbana e desigualdade social.
- Forte concentração populacional em grandes cidades.
- Elevado índice de urbanização.
- Presença de regiões metropolitanas com alta concentração populacional e urbanização. Principais: Região Metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
- Cidades mais populosas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Campinas (SP).
Principais Cidades da região Sudeste:
- Estado de São Paulo: São Paulo (capital), Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Taubaté, Americana, Presidente Prudente e São Caetano do Sul.
- Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (capital), Niterói, Volta Redonda, Campos do Goytacazes, Barra Mansa e Nova Friburgo.
- Estado de Minas Gerais: Belo Horizonte (capital), Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Barbacena, Divinópolis, Montes Claros e Governador Valadares.
- Estado do Espírito Santo: Vitória (capital), Colatina, Cachoeiro do Itapemirim e Guarapari.
Cidades mais populosas da região Sudeste do Brasil:
Posição no ranking – Cidade (Estado) – população estimatda da cidade
1ª São Paulo (Paraná) - 12.252.023 habitantes
2ª Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) – 6.718.903 habitantes
3ª Belo Horizonte (Minas Gerais) – 2.512.070 habitantes
4ª Guarulhos (São Paulo) – 1.379.182 habitantes
5ª Campinas (São Paulo) - 1.204.073 habitantes
6ª São Gonçalo (Rio de Janeiro) – 1.084.839 habitantes
7ª Duque de Caxias (Rio de Janeiro) – 919.596 habitantes
8ª São Bernardo do Campo (São Paulo) – 838.936 habitantes
9ª Nova Iguaçu (Rio de Janeiro) – 821.128 habitantes
10ª São José dos Campos (São Paulo) – 721.944 habitantes
11ª Santo André (São Paulo) – 718.773 habitantes
12ª Ribeirão Preto (São Paulo) – 703.293 habitantes
13ª Osasco (São Paulo) – 698.418 habitantes
14ª Uberlândia (Minas Gerais) – 691.305 habitantes
15ª Sorocaba (São Paulo) – 679.378 habitantes
16ª Contagem (Minas Gerais) – 663.855 habitantes
17ª Juiz de Fora (Minas Gerais) – 568.873 habitantes
18ª Serra (Espírito Santo) – 517.510 habitantes
19ª Niterói (Rio de Janeiro) – 513.584 mil habitantes
20ª Belford Roxo (Rio de Janeiro) – 510.906 mil habitantes
 |
Cidade do Rio de Janeiro: a segunda mais populosa da região Sudeste e do Brasil (em 2019). |
Principais rios da região Sudeste do Brasil:
- Rio Grande
- Rio Tietê
- Rio Paraíba do Sul
- Rio Piracicaba
- Rio Jequitinhonha
- Rio São Francisco
- Rio Tijuco
- Rio do Peixe
- Rio Mogi Guaçu
- Rio Macaé
- Rio Doce
- Rio Itapemirim
- Rio Paracatu
- Rio Mucuri
- Rio Urucuia
- Rio Ribeira do Iguape
- Rio Paraná
- Rio Claro
- Rio Novo
- Rio Grande
- Rio dos Pilões
- Rio Piracanjuba
- Rio Araguari
- Rio Piedade
- Rio Uberaba
- Rio Pardo
- Rio Sapucaí
- Rio Tambaú
- Rio Jaú
- Rio Turvo
- Rio Paranapanema

|
Rio Grande: um dos principais cursos de água da região Sudeste do Brasil está localizado na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
Principais características populacionais da região Sudeste:
- Forte concentração populacional em grandes cidades. - Elevado índice de urbanização. - Presença de regiões metropolitanas com alta concentração populacional e urbanização. Principais: Região Metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte. - Cidades mais populosas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Campinas (SP).
Aspectos e dados geográficos gerais A Região Sudeste é formada pelos Estados de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES) e Minas Gerais (MG). Possui apenas 924.511 km², sendo a segunda menor região do país. Apesar disso, abriga 42% da população brasileira, o que faz com que a região seja a mais adensada do Brasil.
Clima
O clima tropical predomina no interior de São Paulo e Minas Gerais. Com duas estações bem definidas: apresenta inverno e seco e o verão quente e chuvoso. A média de temperatura fica em torno de 22°C e não há grande amplitude térmica ao longo do ano.
O clima tropical de altitude ocorre em áreas de terrenos elevados de toda a região, por exemplo, na região serrana localizada na porção leste da região sudeste, onde localizam-se cidades como Campos do Jordão e Teresópolis. Essas áreas apresentam clima mais ameno, com temperatura média anual entre 16°C e 18°C. Os invernos são rigorosos, com ocorrência de geadas e no verão a temperatura costuma não ultrapassa os 26°C.
Na planície litorânea predomina o clima tropical atlântico, que sofre influência da massa tropical atlântica, que é quente e úmida. Por essa razão, o litoral do sudeste apresenta altas taxas de pluviosidade.
Na porção sul da região, que está localizada fora da zona tropical, prevalece o clima subtropical. Esse clima apresenta as quatro estações do ano bem definidas, grande amplitude térmica e temperatura média de 20°C.
No norte de Minas Gerais, por sua vez, ocorre o clima semiárido. O semiárido apresenta pouca incidência chuvas e temperaturas elevadas o ano todo.
Relevo
Ao longo da faixa litorâneas do sudestes encontram-se áreas de planície, onde se formam praias, restingas e lagos. Seguindo a faixa litorânea erguem-se os Planaltos de Leste e Sudeste, formado por escudos cristalinos formados no pré-cambriano. Por se tratar de uma formação muito antiga, as serras desse planalto apresentam formas arredondas, também conhecida como Mares de Morros.
Além dos Planaltos de Leste e Sudeste, o relevo da região é formado pelos Planaltos da Bacia do Paraná, os Planaltos da Bacia do Parnaíba e os Planaltos de Goiás-Minas. Logo, apesar de apresentar amplas áreas de depósitos sedimentares, como o interior do Estado de São Paulo e de Minas Gerais, em geral, o relevo da região sudeste é acidentado, com presença de cuestas, chapadas e serras.
Vegetação
Originalmente, a maior parte da região era recoberta pela vegetação da Mata Atlântica, entretanto, devido ao intenso desmatamento que acompanhou o processo de colonização dessas áreas, a vegetação original foi reduzida à fragmentos de mata encontrados, principalmente, nas áreas serranas e matas ciliares.
Na porção oeste do Estado de São Paulo e Minas Gerais predomina a vegetação característica do cerrado, com árvores mais baixas, galhos grossos e retorcidos. No norte de Minas Gerais, onde ocorre o clima semiárido, desenvolve-se espécies características da Caatinga, como gramíneas e arbustos xerófitos, ou seja, adaptados ao clima seco.
 | Mata Atlântica: principal bioma da região Sudeste do Brasil.
Hidrografia A região é drenada por duas importantes bacias, a bacia do Rio São Francisco e a Bacia do Rio Paraná, além de bacias secundárias litorâneas, que nascem na serra do mar e desaguam no Atlântico, como a Bacia do Paraíba do Sul.
A Bacia do Paraná drena o território no sentido leste – oeste, nascendo na Serra do Mar e desaguando no Rio da Prata. Já a Bacia do São Francisco, nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e corta o estado de Minas Gerais, adentrando o Nordeste.
 | Rio Paraná: um dos principais rios da região Sudeste do Brasil. |
Principais dados e características da economia da região Sudeste do Brasil:
- A região Sudeste possui uma economia diversificada e é a mais rica do país. Cerca de 55% do PIB Nacional (Produto Interno Bruto) é da região Sudeste.
- A região apresenta forte desenvolvimento industrial, destacando-se nas seguintes áreas: produção de automóveis, produtos eletroeletrônicos, máquinas, metalurgia e tecnologia.
- As atividades ligadas ao comércio e prestação de serviços também são fortes na região Sudeste.
- A agricultura mecanizada, nas áreas do interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, se destaca. Os principais gêneros agrícolas produzidos na região são: cana-de-açúcar (produção de álcool e açúcar), café, algodão, milho e laranja.
- A exploração de recursos minerais também é importante na região. Na Bacia de Campos (estado do Rio de Janeiro) destaca-se a exploração de petróleo, assim como a indústria petroquímica. Já em Minas Gerais, na Serra do Espinhaço, há grande atividade exploradora de minério de ferro e manganês.
- O turismo também é muito importante na região. No Rio de Janeiro destaca-se o turismo de lazer. Já em São Paulo, principalmente na capital, o turismo de negócios é o ponto forte.
Principais Pontos Turísticos da Região Sudeste do Brasil:
ESPÍRITO SANTO
- Praia da Costa - Praia de Itapoã - Praia de Itaparica - Praia das Neves - Praia de Marobá - Praia dos Cações - Praia de Marataízes - Praia Areia Preta - Praia do Pontal - Praia de Itaipava - Parque Nacional do Caparaó - Parque Estadual de Itaúnas - Reserva Biológica de Duas Bocas - Catedral Metropolitana - Convento de Nossa Senhora da Penha - Teatro Carlos Gomes - Relogio da Praça Oito - Pedra do Penedo - Gruta da Onça MINAS GERAIS
- Mercado Central de Belo Horizonte - Parque da Mangabeiras - Museu da Mineralogia - Museu de Artes e Ofícios - Museu de Arte da Pampulha - Praça da Liberdade (Belo Horizonte) - Cidades Coloniais: Diamantina, Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Sabará, Tiradentes, Barbacena - Museu da Inconfidência (Ouro Preto) - Parque Nacional do Caparaó - Serra da Mantiqueira - Monumento a Tiradentes (cidade de Tiradentes)
RIO DE JANEIRO
- Jardim Botânico - Praias (Ipanema, Leblon, Copacabana, Botafogo, Flamengo, Buzios, Angra dos Reis, entre outras) - Cristo Redentor - Baia da Guanabara - Pão-de-Açúcar - Theatro Municipal - Museu de Arte Contemporânea - Museu Nacional de Belas Artes - Museu de Arte Moderna - Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista - Forte de Copacabana - Paraty (cidade histórica do período colonial) SÃO PAULO
- Praias nos municípios de Bertioga, Santos, Guarujá, Ubatuba, Caraguatatuba, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe entre outros. - Museu de Arte de São Paulo (MASP) - Museu de Arte Sacra - Estação da Luz - Jardim da Luz - Pinacoteca do Estado - Casa do Bandeirante - Casa do Sertanista - Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) - Parque do Ibirapuera - Basílica de Nossa Senhora de Aparecida - Museu Republicano de Itu - Teatro Municipal de São Paulo - Museu da Imigração - Hopi Hari (Parque de diversões)
|
|