DIÁRIO DE BORDO
PROJETO "GEOHISGAME"- JOGO HISTÓRICO/GEOGRÁFICO
DIÁRIO DE BORDO
11/04- VIDEO: O QUE É GEOPOLÍTICA? - COM TURMAS TIII E TIV REUNIDAS - PROF. JEFERSON E SANDRO. ( SEGUIDO DE CONVERSA INFORMAL E "TIRA DÚVIDAS"
12/04- EXPLICAÇÃO, PARA AS TURMAS, SOBRE O PROJETO. OBJETIVOS E QUAIS OS MATERIAIS SERIAM UTILIZADOS PARA QUE ELES PUDESSEM REALIZAR O TRABALHO/ JOGO. DIA DE MUITAS DÚVIDAS E MEDOS! EM FUNÇÃO DO HORÁRIO DAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, NAS TERÇAS- FEIRAS, AS TURMAS TIII E TIV TERIAM AULAS, SEPARADAS, ANTES E DEPOIS DO INTERVALO, RESPECTIVAMENTE. NAS QUARTAS, SOMENTE A TURMA TIII. INTRODUÇÃO E EXPLICAÇÃO DO "DIÁRIO DE BORDO".
18/04- VISITA NA SALA MAKER PARA CONHECER E APRENDER COMO O TABULEIRO DO JOGO SERÁ MONTADO.
19/04- AULA EXPOSITIVA PARA EXPLICAÇÃO DOS CONCEITOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS QUE SERIAM PESQUISADOS; CRIAÇÃO DE UM GRUPO NO WHATSAPP PARA COMUNICAÇÃO RÁPIDA E DIÁRIA SOBRE O PROJETO.
O QUE SERÁ PESQUISADO?
Bandeira
Nome oficial
Gentílico
Extensão territorial
Localização
Capital
Governo
Divisão administrativa
Idioma
Religiões
População
Densidade demográfica
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Moeda
Produto Interno Bruto (PIB)
PIB per capita
Fuso horário
Relações Exteriores
Mapa
25/04- APRENDER A PESQUISAR UTILIZANDO O GOOGLE E INICIAR A PREENCHER AS FICHAS COM OS DADOS DOS PAISES. APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO MAPA/ QUEBRA-CABEÇAS (AMÉRICA DO SUL). EXPLICAÇÃO/ CRIAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO. COMO SE JOGA? O QUE SE APRENDE?
Uma das fichas utilizadas na pesquisa:
26/04- MAIS PESQUISA NA SALA DE INFORMÁTICA. MAIS FICHAS PREENCHIDAS.
02/05-PRIMEIRO CONTATO COM BLOG. CRIAR E-MAIL, NOME DO JOGO/ BLOG, APRENDER A ENTRAR NA PÁGINA DE EDIÇÃO DO BLOGGER E FAZER UMA POSTAGEM. TODOS OS ALUNOS, DIVIDIDOS EM TRIOS, REALIZARAM A POSTAGEM DE UM MESMO PAÍS. NESTE DIA, OS ALUNOS APRENDERAM A EDITAR O BLOG, TAMBÉM, USANDO O CELULAR. OS DADOS DOS PAÍSES, AGORA, ERAM PESQUISADOS NO SITE "BRASIL ESCOLA" E GOOGLE E, NA SEQUÊNCIA, ERAM DIGITADOS DIRETAMENTE NO BLOG. AS FICHAS NÃO FORAM MAIS UTILIZADAS.
Criação do blog:
Postagem pronta CLIQUE AQUI
03/05- EXPLICAÇÃO DA FUNÇÃO DE UM QR CODE E DE COMO ELE SERIA UTILIZADO EM NOSSO PROJETO. ESCOLHA DE DOIS ALUNOS PARA CRIAÇÃO DOS QR CODESs DE CADA PAÍS ( Fazer download de um aplicativo para criar os códigos) USANDO O CELULAR, O MATERIAL SERIA ENVIADO PARA O E-MAIL DO BLOG PARA QUE O PROF. SANDRO PUDESSE FAZER DOWNLOAD DO MATERIAL PARA FUTURA IMPRESSÃO. AS PESQUISAS DOS PAÍSES, AGORA, COMEÇARAM A SER FEITAS NA SALA DE INFORMATICA, NOS COMPUTADORES, E EM CASA, UTILIZANDO O CELULAR. AS POSTAGENS SEGUIRAM DIRETAMENTE NO BLOG. ALGUNS ALUNOS QUE AINDA ESTAVAM RETICENTES QUANTO A POSTAR NO BLOG, CONTINUARAM A PESQUISAR NO GOOGLE E PREENCHENDO AS FICHAS. OS QR CODEs CONTINUAVAM A SER ENVIADOS, AGORA DIARIAMENTE, PARA O E-MAIL DO BLOG. OUTRO GRUPO DE ALUNOS INICIOU A CRIAÇÃO DE POSTAGENS COM UM QUIZ DE PERGUNTAS PARA SER UTILIZADO NO JOGO.
Os QUIZZES firam criados no site http://pt.quizur.com utilizando o mesmo e-mail usado para criar o blog.
APP utilizado para criar o código QR (QR CREATOR):
09, 10, 16 E 17/05- NESTES DIAS, OS PROFESSORES JEFERSON E SANDRO MINISTRARAM SEUS CONTEÚDOS. PORÉM, VIA WHATSAPP, A PRODUÇÃO DO PROJETO CONTINUOU.
23/05- OS ALUNOS RETORNAM PARA A SALA DE INFORMÁTICA PARA CONTINUAREM SUAS POSTAGENS NO BLOG OU SUAS PESQUISAS NAS FICHAS E CRIAÇÃO DOS QUIZZES.
24, 31/05- NOVAMENTE, NESTES DIAS, OS PROFESSORES JEFERSON E SANDRO MINISTRARAM SEUS CONTEÚDOS. PORÉM, VIA WHATSAPP, A PRODUÇÃO DO PROJETO CONTINUOU.
01/06- APRESENTAÇÃO DO TRABALHO, AINDA EM ANDAMENTO, NA FEIRA INTERNA DA ESCOLA. ESTAVAM PRESENTES A COORDENADORA MUNICIPAL DA EJA E UMA REPRESENTANTE DA SMEC. AS ALUNAS EMILENE E LEILA, DAS TURMAS TIII E TIV, RESPECTIVAMENTE, REALIZARAM A PRÉ-APRESENTAÇÃO. NA SEMANA SEGUINTE, AS TURMAS TV E TVI SERIAM INSERIDAS AO PROJETO PARA A CONFECÇÃO DAS CARTAS DOS PAÍSES E DE OBJETIVOS. OUTROS ÍTENS ESSENCIAIS PARA QUE O TRABALHO/ JOGO ALCANCE SUA FINALIDADE.
5/06 e 6/06- CONFECÇÃO DAS CARTAS DE OBJETIVOS E PAÍSES. AS TURMAS TV e TVI ENTRARAM PARA O PROJETO COM O OBJETIVO DE AUXILIAREM NA CRIAÇÃO DESTAS CARTAS. AS CARTAS FORAM ELABORADAS DE FORMA MANUAL UTILIZANDO CARTAS DE BARALHO, COLA, TESOURA, FOLHA A4 E A PRÓPRIA LETRA DOS ALUNOS.
![]() |
OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS:
07/06- CONFECÇÃO, NA SALA MAKER, DOS PINOS QUE SERÃO UTILIZADOS NO JOGO. AULA COM OS PROFESSORES EDWIN, JEFERSON, CARINA E SANDRO.
12/06- AS TURMAS TV E TVI, AGORA INTEGRADAS AO PROJETO, ASSISTEM AOS VÍDEOS "O QUE É GEOPOLÍTICA " E "A HISTÓRIA DAS COISAS". APÓS A REPRODUÇÃO , COMENTÁRIOS E CONVERSA INFORMAL.