DIÁRIO DE BORDO

PROJETO "GEOHISGAME"- JOGO HISTÓRICO/GEOGRÁFICO 


DIÁRIO DE BORDO

11/04- VIDEO: O QUE É GEOPOLÍTICA? - COM TURMAS TIII E TIV REUNIDAS - PROF. JEFERSON E SANDRO. ( SEGUIDO DE CONVERSA INFORMAL E "TIRA DÚVIDAS"




12/04-  EXPLICAÇÃO, PARA AS TURMAS, SOBRE O  PROJETO. OBJETIVOS E QUAIS OS MATERIAIS SERIAM UTILIZADOS PARA QUE ELES PUDESSEM  REALIZAR O TRABALHO/ JOGO. DIA DE MUITAS DÚVIDAS E MEDOS! EM FUNÇÃO DO HORÁRIO DAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, NAS TERÇAS- FEIRAS, AS TURMAS TIII E TIV TERIAM AULAS, SEPARADAS, ANTES E DEPOIS DO INTERVALO, RESPECTIVAMENTE. NAS QUARTAS, SOMENTE A TURMA TIII. INTRODUÇÃO E EXPLICAÇÃO DO "DIÁRIO DE BORDO".


18/04- VISITA NA SALA MAKER PARA CONHECER E APRENDER COMO O TABULEIRO DO JOGO SERÁ MONTADO.


19/04- AULA EXPOSITIVA PARA EXPLICAÇÃO DOS CONCEITOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS QUE SERIAM PESQUISADOS; CRIAÇÃO DE UM GRUPO NO WHATSAPP PARA COMUNICAÇÃO RÁPIDA E DIÁRIA SOBRE O PROJETO. 

O QUE SERÁ PESQUISADO?

  • Bandeira

  • Nome oficial

  • Gentílico

  • Extensão territorial

  • Localização

  • Capital

  • Governo

  • Divisão administrativa

  • Idioma

  • Religiões

  • População

  • Densidade demográfica

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

  • Moeda

  • Produto Interno Bruto (PIB)

  • PIB per capita

  • Fuso horário

  • Relações Exteriores 

  • Mapa





25/04- APRENDER A PESQUISAR UTILIZANDO O GOOGLE E INICIAR A PREENCHER AS FICHAS COM OS DADOS DOS PAISES. APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO MAPA/ QUEBRA-CABEÇAS (AMÉRICA DO SUL). EXPLICAÇÃO/ CRIAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO. COMO SE JOGA? O QUE SE APRENDE?


















Uma das fichas utilizadas na pesquisa:



Apresentação do Mapa da América do Sul:





26/04- MAIS PESQUISA NA SALA DE INFORMÁTICA. MAIS FICHAS PREENCHIDAS.




02/05-PRIMEIRO CONTATO COM BLOG. CRIAR E-MAIL, NOME DO JOGO/ BLOG, APRENDER A ENTRAR NA PÁGINA DE EDIÇÃO DO BLOGGER E FAZER UMA POSTAGEM. TODOS OS ALUNOS, DIVIDIDOS EM TRIOS,  REALIZARAM A POSTAGEM DE UM MESMO PAÍS. NESTE DIA, OS ALUNOS APRENDERAM A EDITAR O BLOG, TAMBÉM, USANDO O CELULAR. OS DADOS DOS PAÍSES, AGORA, ERAM PESQUISADOS NO SITE "BRASIL ESCOLA" E GOOGLE E, NA SEQUÊNCIA, ERAM DIGITADOS DIRETAMENTE NO BLOG. AS FICHAS NÃO FORAM MAIS UTILIZADAS.

Criação do blog:





Página de postagem:  aprender a criar nova postagem...



Primeira postagem ( coletiva):
Aprender a fazer a pesquisa no site "Brasil Escola" ( FONTE UTILIZADA PARA TODO O TRABALHO)...





Aprender a colocar o título da postagem, copiar  texto, bandeira e mapa do site de pesquisa e colar na página de postagem...


Postagem pronta CLIQUE AQUI


03/05- EXPLICAÇÃO DA FUNÇÃO DE UM QR CODE E DE COMO ELE SERIA UTILIZADO EM NOSSO PROJETO. ESCOLHA DE DOIS ALUNOS PARA CRIAÇÃO DOS QR CODESs DE CADA PAÍS ( Fazer download de um aplicativo para criar os códigos) USANDO O CELULAR, O MATERIAL SERIA ENVIADO PARA O E-MAIL DO BLOG PARA QUE O PROF. SANDRO PUDESSE FAZER DOWNLOAD DO MATERIAL PARA FUTURA IMPRESSÃO. AS PESQUISAS DOS PAÍSES, AGORA, COMEÇARAM A SER FEITAS NA SALA DE INFORMATICA, NOS COMPUTADORES,  E EM CASA, UTILIZANDO O CELULAR. AS POSTAGENS SEGUIRAM DIRETAMENTE NO BLOG. ALGUNS ALUNOS QUE AINDA ESTAVAM RETICENTES QUANTO A POSTAR NO BLOG, CONTINUARAM A PESQUISAR NO GOOGLE E PREENCHENDO AS FICHAS. OS QR CODEs CONTINUAVAM A SER ENVIADOS, AGORA DIARIAMENTE, PARA O E-MAIL DO BLOG. OUTRO GRUPO DE ALUNOS INICIOU A CRIAÇÃO DE POSTAGENS COM UM QUIZ DE PERGUNTAS PARA SER UTILIZADO NO JOGO. 

Os QUIZZES firam criados no site http://pt.quizur.com utilizando o mesmo  e-mail usado para criar o blog.


APP utilizado para criar o código QR (QR CREATOR):



Códigos enviados para o e-mail do blog pelos alunos Kauan e Ana Paula:



Códigos editados na página da América do Sul:

09, 10, 16 E 17/05- NESTES DIAS, OS PROFESSORES JEFERSON E SANDRO MINISTRARAM SEUS CONTEÚDOS. PORÉM, VIA WHATSAPP, A PRODUÇÃO DO PROJETO CONTINUOU.


23/05- OS ALUNOS  RETORNAM PARA A SALA DE INFORMÁTICA PARA CONTINUAREM SUAS POSTAGENS NO BLOG OU SUAS PESQUISAS NAS FICHAS E CRIAÇÃO DOS QUIZZES.


24, 31/05- NOVAMENTE,  NESTES DIAS, OS PROFESSORES JEFERSON E SANDRO MINISTRARAM SEUS CONTEÚDOS. PORÉM, VIA WHATSAPP, A PRODUÇÃO DO PROJETO CONTINUOU.


01/06- APRESENTAÇÃO DO TRABALHO, AINDA EM ANDAMENTO, NA FEIRA INTERNA DA ESCOLA. ESTAVAM PRESENTES A COORDENADORA MUNICIPAL DA EJA E UMA REPRESENTANTE DA SMEC. AS ALUNAS EMILENE E LEILA, DAS TURMAS TIII E TIV, RESPECTIVAMENTE, REALIZARAM A PRÉ-APRESENTAÇÃO.  NA SEMANA SEGUINTE, AS TURMAS TV E TVI SERIAM INSERIDAS AO PROJETO PARA A CONFECÇÃO DAS CARTAS DOS PAÍSES E DE OBJETIVOS. OUTROS ÍTENS ESSENCIAIS PARA QUE O TRABALHO/ JOGO ALCANCE SUA FINALIDADE.






5/06 e 6/06-  CONFECÇÃO DAS CARTAS DE OBJETIVOS E PAÍSES. AS TURMAS TV e TVI ENTRARAM PARA O PROJETO COM O OBJETIVO DE AUXILIAREM NA CRIAÇÃO DESTAS CARTAS. AS CARTAS FORAM ELABORADAS DE FORMA MANUAL UTILIZANDO CARTAS DE BARALHO, COLA, TESOURA, FOLHA A4 E A PRÓPRIA LETRA DOS ALUNOS. 






























OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS:






















07/06-  CONFECÇÃO, NA SALA MAKER, DOS PINOS QUE SERÃO UTILIZADOS NO JOGO. AULA COM OS PROFESSORES EDWIN, JEFERSON, CARINA E SANDRO. 



















12/06-  AS TURMAS TV E TVI, AGORA  INTEGRADAS AO PROJETO, ASSISTEM AOS VÍDEOS "O QUE É GEOPOLÍTICA " E "A HISTÓRIA DAS COISAS". APÓS A REPRODUÇÃO , COMENTÁRIOS E CONVERSA INFORMAL. 








13/06- TURMAS TIII E TIV REUNIDAS PARA AULA EXPOSITIVA E PRÁTICA PARA APRENDER A IMPORTÂNCIA DE UM DIÁRIO DE BORDO.  OS ALUNOS APRENDERAM A NAVEGAR NO DIÁRIO DE BORDO VIRTUAL DO BLOG. REALIZARAM ANOTAÇÕES SOBRE O APRENDIZADO DE CADA AULA.






14/06- TURMA TIII VAI À SALA MAKER COLORIR OS PINOS QUE FORAM CONFECCIONADOS PELA TURMA TIV.




19/06- ALUNOS DA TV E TVI VÃO À SALA MAKER PARA CRIAR OS TRÊS DADOS QUE SERÃO UTILIZADOS NO  JOGO E, TAMBÉM, CRIAR  OS MAPAS NO CORTE À LASER. PRIMEIRAMENTE, COMO TESTE,  FOI FEITO UM MODELO 30X40 cm do mapa político do Brasil.
NA SEQUÊNCIA,  FORAM IMPRESSOS OS MAPAS DOS OUTROS CONTINENTES. 

20/06- ALUNOS DA TIII E TIV VÃO À SALA DE INFORMÁTICA PARA APRENDER A  EDITAR OS CÓDIGOS QR EM UM DOCUMENTO DO WORD, PARA ELABORAR AS PÁGINAS DE CÓDIGOS DOS CONTINENTES E AS PÁGINAS DE CÓDIGOS QUE ABRIRÃO O DESAFIO QUIZ.
Outro grupo de alunos pintaram  os mapas impressos  no dia anterior.

26/06- NA SALA MAKER, CRIAÇÃO DA CAIXA DO JOGO, PELOS ALUNOS DAS TURMAS TV.